Você já sentiu seus músculos tensos, enrijecidos e muito doloridos? Saiba que esses sintomas podem ser decorrentes da existência de nós tensão existentes na sua musculatura.
Além da massagem, também devemos ter em mente que uma rotina saudável com a prática de exercícios físicos regulares é fundamental para manutenção de uma estrutura muscular mais resiliente e menos propensa a problemas.
Mas quando as dores e os nós de tensão já estão instalados em nossos músculos, provenientes da inatividade e má hidratação, devemos nos esforçar para seguir um tratamento terapêutico, envolvendo massagens para liberação miofascial.
Geralmente os nós de tesão e as dores, nestes casos, são frequentemente relatados nos ombros, no pescoço e na musculatura das costas, podendo ser extremamente doloridos e limitadores de movimentos, dificultando a execução de tarefas simples e rotineiras.
Mas, afinal, o que é a massagem de liberação miofascial ou a terapia de liberação miofascial ?
A técnica terapêutica de massagem para liberação miofascial envolve a manipulação dos tecidos e das estruturas que envolvem as camadas musculares. Ou seja, o encapsulamento dos músculos.
A fáscia, portanto, é o tecido ou membrana que encobre e envolve os músculos. O termo miofascial pode ser dividido pelo prefixo “mio”, que significa músculo; e fáscia, inerente à membrana protetora da própria musculatura.
Com a liberação miofascial, o massagista se concentra especificamente em liberar as áreas e regiões onde os músculos estão estressados e lesionados, tendo como principal característica a existência de nós de tensão, que impedem a movimentação adequada dos membros e partes do nosso corpo, devido ao comprometimento dos músculos.
O como funciona a técnica de massagem para liberação miofascial ?
As manobras da massagem da terapia de liberação miofascial executam movimentos com pressão adequada impressas aos músculos e à fáscia para que as tensões e os enrijecimentos sejam reduzidos, aumentando a circulação sanguínea no local.
Os movimentos são profundos, ordenados e longos. A massagem é realizada por toda a extensão das fibras musculares, quebrando os nós de tensão e restaurando as funções dos músculos, eliminando as dores e desconfortos.
Além das mãos dos massagistas treinados e habilitados para execução adequada da terapia, outras ferramentas também podem ser utilizadas, como rolos acolchoados e bolinhas de massagem para promover a liberação miofascial dos músculos atingidos.
A terapia de liberação miofascial também é muito benéfica para esportistas de elite ou apenas atletas amadores que procuram uma forma de aliviar as dores e as tensões musculares.
Outras condições crônicas de dores como a fibromialgia, a síndrome do túnel do carpo e enxaquecas também podem ser aliviadas com a massagem específica e direcionada para liberação miofascial.
Algumas pessoas que também relataram dores recorrentes e perda de flexibilidade podem ser beneficiadas pelo tratamento, uma vez que a técnica envolve o relaxamento e a reabilitação das funções musculares perdidas ou reduzidas.
Convém salientar que os nós de tensão, provenientes de musculaturas comprometidas e enrijecidas, funcionam como uma espécie de bloqueio à circulação sanguínea, dificultando e prejudicando a recuperação das lesões, agravando ainda mais o quadro descrito.
Ademais, dependendo da dimensão dos nós de tensão, sinais nervosos também podem ser afetados e comprometidos, dificultando ainda mais a mobilidade do paciente, já que os impulsos nervosos não serão totalmente direcionados para a musculatura.
Um tratamento adequado e bem planejado é importante para definição do tipo correto de massagem a ser empregado, a depender das condições físicas e psicológicas do paciente.
Antes de se definir a aplicação da massagem de liberação miofascial, um massagista terapeuta e um médico deverão ser consultados. A decisão pela técnica de massagem a ser empregada deverá ser escolhida sempre por profissionais qualificados.
Quer aprender um pouquinho mais sobre a técnica da liberação miofascial ? Então assista a esse vídeo abaixo.
Lembre-se que, como qualquer tratamento envolvendo massagem terapêutica, o interessado deverá procurar ajuda de um profissional massagista, antes de iniciar os procedimentos.
Essa técnica de massagem miofascial é simplesmente fantástica. No meu caso fez milagres. Eu sentia muitas dores principalmente no pescoço e com alguns meses de tratamento, as dores sumiram. Mas no começo parecia que ia piorar, mas confie no seu massagista que tudo irá dar certo. Para quem sempre teve músculos tensos e duros no pescoço como o meu, sugiro tentar a liberação fascial, ajuda muito. Obrigada.
Uma vez fiz uma massagem desta, com liberação miofascial, e pena que não tive a oportunidade de voltar na mesma clínica. Fiquei alguns dias sem me sentir travado e quase sem dores. Achei que também dei sorte com um bom massagista, que fazia as massagens com muita desenvoltura.
A técnica de liberação miofacial é maravilhosa… É uma das massagens mais completas e com melhores resultados que existem. A liberação fascial é importante pois permite a completa desenvoltura e alcance muscular, otimizando as funções dos músculos, evitando problemas de encurtamento e excesso de rigidez. Gostei muito do artigo, bem esclarecedor para o público em geral. Gostaria que existissem mais espaços na internet com conteúdos como este.